BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

Desenvolvimento 1-2 anos

Prometido é devido aqui ficam os comportamentos esperados em crianças entre o primeiro e o segundo ano de vida, no que diz respeito ao Desenvolvimento Motor,Línguagem, Sociabilização, Autonomia e Cognição.
A informação é do Portage


Socialização


  • Imita o adulto em tarefas simples ( sacudir as roupas, puxar a roupa da cama etc...)
  • Brinca com outra criança, embora cada uma realize actividades separadas.
  • Participa em brincadeiras com outras crianças, empurrando carrinhos, ou atirando bolas 2/3 metros
  • Aceita a ausência dos pais continuando as suas actividades, ainda que protestando momentaneamente.
  • Explora activamente o seu meio ambiente.
  • Colabora em brincadeiras que ajudam a desenvolver a destreza manual ( fio de puxar, rodar maçanetas, etc...)
  • Abraça e pega numa boneca ou num brinquedo macio.
  • Repete acções que provocam o riso ou atraem a atenção.
  • Dá um livro a um adulto para que lho leiam ou vejam.
  • Puxa por uma pessoa para mostrar qualquer acção ou objecto.
  • Retira a mão e diz "não não", quando está perto de um objecto proíbido, assinalado como tal.
  • É capaz de esperar que satisfaçam as suas vontades ou desejos, quando a põem na cadeira.
  • Brinca com 2 ou 3 crianças da sua idade.
  • Partilha objectos ou alimentos com outra criança quando se lhe pede.
  • Cumprimenta outras crianças e adultos conhecidos, quando se lhe recorda.


Autonomia



  • Come sózinho com a colher
  • Bebe pela caneca que segura com uma só mão.
  • Põe as mãos na água e bate com elas na cara, imitando lavar a cara.
  • Consegue estar sentado no bacio por 5 m.
  • Põe e tira o chapéu da cabeça.
  • Tira as meias.
  • Enfia os braços nas mangas e as pernas nas calças.
  • Tira os sapatos quando estão desapertados e soltos.
  • Despe o casaco já desabotoado.
  • Despe as calças já desabotoadas.
  • Abre e fecha um fecho éclair grosso, menos o encaixe.
  • Indica a necessidade de ir à casa de banho.


Cognição



  • Retira um a um, oito objectos de um recipiente.
  • Aponta para uma parte do corpo ( por ex. o nariz)
  • A pedido, constrói uma torre de 3 cubos.
  • Junta objectos semelhantes
  • Rabisca
  • Aponta para si própria quando se lhe pergunta "onde está o/a"
  • A pedido, insere 5 cavilhas redondas num tabuleiro perfurado.
  • Junta objectos ás imagens dos mesmos.
  • Aponta para as imagens dos objectos nomeados
  • Vira 2,3 páginas de um livro, ao mesmo tempo, para procurar a imagem nomeada.

Linguagem



  • Reage a rimas e a lenga-lengas.
  • Diz 5 palavras diferentes ( pode usar a mesma palavra para se referir a vários objectos)
  • Palra, como se estivesse a conversar.
  • Procura um som escondido.
  • Usa gestos para indicar que quer "mais".
  • Responde ao "não há/ não está cá"
  • Imita o uso de objectos comuns (colher, copo, etc...)
  • Procura a fonte sonora da sala ( crianças a chamar, etc...)
  • Produz um som de um animal ou emprega esse som para nomear esse animal.
  • Obedeçe a três ordens diferentes não acompanhadas de gestos.
  • Toca ou olha para 6 objectos nomeados.
  • Aponta 3 a 5 imagens num livro, quando nomeadas.
  • Aponta três partes do seu próprio corpo.
  • Diz 10 palavras.
  • Diz o seu nome ou diminuitivo a pedido.
  • Responde à pergunta " o que é isto?", com o nome do objecto
  • Pede "mais".
  • Diz "não há", "não há mais" e "não está cá".
  • Dá ou mostra um objecto a pedido.
  • Movimenta apropriadamente o corpo quando se diz "para cima" "para baixo"
  • Quando brincca imita o movimento de outra criança.
  • Combina o uso da palavra e do gesto para manifestar o seu desejo.
  • Diz o nome de 5 membros da família, incluindo o dos animais domésticos.
  • Aponta 12 objectos familiares quando nomeados.
  • Vocaliza enquanto brinca, em resposta ao discurso do adulto.
  • Diz o nome de 4 brinquedos.
  • Pede alguns alimentos dizendo o seu nome, quando lhos mostram (leite, bolacha, pão)
  • Diz o nome de 3 partes do corpo de uma boneca ou de uma pessoa.
  • Faz perguntas elevando a entoação da voz no final da palavra ou frase.
  • Responde a perguntas que exigam a resposta "sim" ou "não".
  • Cumprimenta outras crianças e adultos conhecidos quando se recorda.
  • Nomeia quatro imagens comuns
  • Nomeia objectos comuns, numa variedade de situações.



Desenvolvimento Motor



  • Sobe as escadas gatinhando.
  • Põe-se de pé quando está sentado.
  • Faz rodar uma bola imitando um adulto.
  • Sobe para uma cadeira de adulto, volta-se e senta-se
  • Coloca 4 rodelas numa vareta.
  • Tira cavilhas de 2,5 cm num tabuleiro perfurado
  • Constrói torres de 3 cubos
  • Faz rabiscos com lápis de cera.
  • Anda sózinha
  • Desce as escadas gatinhando para trás.
  • Senta-se sózinha numa cadeira pequena.
  • Põe-se de cócoras e volta a por-se em pé.
  • Empurra e puxa brinquedos enquanto anda.
  • Utiliza um cavalo ou uma cadeira de baloiço.
  • Sobe escadas com ajuda.
  • Dobra-se pela cintura, para apanhar objectos sem cair
  • Imita movimentos circulares
  • Enfia 4 contas grandes em 2 minutos.

3 comentários:

  1. Olá,
    Eu sei que muitas destas coisas servem como referência,mas as crianças são todas diferentes e nem tudo pode ser levado há letra.
    Eu tenho uma menina com PEA que faz a maioria destas coisas,tem um óptimo jogo simbólico,faz grandes brincadeiras e todas com lógica, o problema reside mais na parte em que ela procura pessoas mais velhas ou mesmo crianças muito mais velhas em vez das da idade dela(ela tem 3anos) e realmente a socialização é muito pobre,mas a minha sobrinha de 2anos dita "normal",acaba por não fazer várias coisas da lista em cima,e no entanto é uma criança com os parâmetros normais.
    Eu sei que têm que existir parâmetros para que realmente se consiga perceber sinais de alerta para o desenvolvimento das crianças,mas também sei que nem tudo pode ser levado há letra.

    Bjinhos

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  2. Olá Silvia. Tem razão, não pode ser levado à letra e muito menos podemos perder a cabeça porque os nossos filhos com PEA, não obedecem a estes itens, mas eu quis compartilhar a informação do Portage, que é utilizado por professores, porque há pessoas que não sabem o que é considerado comportamento ideal em cada idade. Eu por exemplo não sabia e achei interessante quando li os documentos,e há pouco tempo dei a ler a uma amiga, que andava à procura desta informação e não encontrava. Penso que pode ser util também para outras pessoas...
    Beijinhos

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  3. muito útil para meu trabalho da faculdade....

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