BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

Desenvolvimento 4-5 anos

Durante a semana passada, postei os comportamentos, considerados próprios para crianças entre as várias idades até aos 4 anos, a nível de Socialização, Autonomia, Cognição, Desenvolvimento Motor e Linguagem. Falta-me agora publicar os comportamentos nas idades, dos 4 aos 5 anos e dos 5 anos aos 6.
Hoje vou tratar dos comportamentos dos 4 aos 5.



Socialização


  • Pede ajuda quando sente dificuldade(ir à casa de banho, etc...)
  • Participa na conversa dos adultos
  • Recita, canta e dança para pessoas mais velhas
  • Executa sózinha uma tarefa doméstica durante 20 a 30 m
  • Pede desculpa em 75% dos casos, sem que seja necessário recordar-lho
  • Espera pela sua vez num jogo que participa com 8/9 crianças
  • Colabora com 2/3 crianças durante 20m, numa actividade ( brincadeira colectiva ou jogo)
  • Comporta-se em público de forma socialmente aceitável
  • Pede autorização antes de utilizar objectos de outras pessoas 75% das vezes



Autonomia


  • Vai buscar um pano para limpar o que entornou
  • Evita venenos e outras substâncias perigosas
  • Desabotoa a própria roupa
  • Abotoa a própria roupa
  • Tira o seu prato da mesa
  • Encaixa o fecho éclair
  • Lava as mãos e a cara
  • Usa os talheres adequados
  • Acorda de noite para ir à casa de banho ou fica seco
  • Quando necessário e sem que se lhe recorde, limpa o nariz e assoa-se em 75% das vezes
  • Lava-se sózinho no banho, com excepção das costas, pescoço e orelhas
  • Usa a faca para barrar o pão com manteiga ou doce
  • Aperta e desaperta a fivela dos cintos ou dos sapatos
  • Veste-se completamente sózinho abotoando-se à frente mas não dá nós
  • Consegue servir-se quando od pais seguram a travessa
  • Ajuda a pôr a mesa, colocando correctamente os pratos, guardanapos e talheres, com orientações verbais
  • Lava os dentes sózinha
  • Vai à casa de banho a tempo, despe as calças, limpa-se, puxa o autoclismo e volta a vestir-se sem ajuda
  • Penteia ou escova o cabelo comprido
  • Pendura a roupa num cabide
  • Sai das imediações de casa sem vigilância constante
  • Enfia os atacadores nos sapatos
  • Dá laços nos atacadores



Cognição


  •  A pedido apanha um numero especifico de objectos ( de 1 a 5)
  • Nomeia 5 texturas diferentes
  • A pedido, copia um triângulo
  • Recorda-se de 4 objectos que viu numa imagem
  • Nomeia os períodos do dia (manhã, tarde, noite), associando-os com diferentes actividades
  • Repete rimas familiares
  • Diz se um objecto é mais leve ou mais pesado
  • Nomeia o objecto que falta quando este é retirado de um grupo de 3 objectos
  • Nomeia 8 cores
  • Nomeia 3 moedas diferentes
  • Emparelha símbolos, letras e números
  • Diz a cor de diferentes objectos que são nomeados
  • Relata 5 factos importantes de uma história que ouviu 3 vezes
  • Desenha a figura humana (cabeça tronco e 4 membros)
  • Canta 5 versos de uma canção
  • Contrói uma pirâmide de 10 cubos, por imitação
  • Diz se os objectos são compridos ou curtos
  • Coloca objectos "atrás de ", " ao lado de", "junto a "
  • Emparelha um conjunto de objectos a outro conjunto padrão ( 1 a 10)
  • Aponta ou nomeia o elemento que falta no desenho de uma figura
  • Conta de 1 a 20
  • Nomeia as posições relativas: a primeiro, a do meio, a última



Desenvolvimento Motor


  • Mantém-se num só pé, sem ajuda, de 4 a 8 seg.
  • Corre mudando de direcção
  • Anda numa trave mantendo o equílibrio
  • Salta para a frente 10 vezes sem cair
  • Salta por cima de um fio a 5 cm do chão
  • Salta para trás seis vezes
  • Faz saltar uma bola grande, batendo-lhe com a palma da mão
  • Faz formas simples de plasticina juntando 2/3 partes
  • Corta ao longo de uma linha curva
  • Enrosca um objecto já colocado na rosca
  • Desce escadas alternando os pés
  • Pedala num triciclo contornando esquinas
  • Salta num só pé 5 vezes consecutivas
  • Recorta circulos de 5 cm
  • Desenha figuras simples que se podem reconheçer, como uma casa, um homem, uma árvore
  • Recorta e cola formas simples



Linguagem


  • Obedece a uma série de três ordens
  • Aponta ou junta um par de objectos/imagens quando se lhe pede
  • Usa frases compostas (ex: dei um pontapé à bola e ela foi parar à rua)
  • Quando se lhe pede, sabe encontrar "a parte de cima" "no cimo" e "a parte de baixo" "no fundo" dos objectos
  • Refere situações, coisas absurdas numa imagem
  • Emprega as palavras (irmão, irmã, avô, avó)
  • Diz a palavra final em analogias de opostos
  • Conta uma história conhecida, sem ajuda de ilustrações
  • Numa imagem diz o que é que não pertence a uma determinada classe (uma coisa que não é animal)
  • Diz se duas palavras rimam ou não
  • Diz frases complexas (ex: ela quer que eu entre porque...)
  • Diz se um som é "alto" ou "baixo"


Nota: Todos os comportamentos apontados, são esperados em crianças dos 4 aos 5 anos no geral, sem qualquer tipo de diagnóstico e sem repeitar as devidas particularidades de cada uma.
 

1 comentário: