BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

Desenvolvimento 2-3 anos

Toda a informação dos comportamentos adequados a cada idade, no que diz respeito ao Desenvolvimento Motor, Linguagem, Socialização, Autonomia e Cognição.


Desenvolvimento Motor


  • Dá a volta aos puxadores ou maçanetas das portas.
  • Salta no mesmo lugar com ambos os pés
  • Anda para trás
  • Desce escadas com ajuda
  • Atira a bola a um adulto que está imóvel a 1,5m de distância
  • Constrói uma torre de 5-8 cubos
  • Vira as folhas de um livro uma a uma
  • Desembrulha objectos pequenos
  • Dobra um papel ao meio imitando um adulto
  • Separa e junta objectos com material aderente
  • Desaperta brinquedos de enroscar
  • Dá um pontapé numa bola grande e imóvel
  • Faz bolas de barro, massa ou plasticina
  • Pega num lápis entre o polegar e o indicador, com o lápis apoiado no dedo médio
  • Dá cambalhotas para a frente com ajuda
  • Martela cinco em cada cinco cavilhas


Linguagem


  • É capaz de trazer ou levar um objecto ou ir chamar uma pessoa a outro quarto, quando se lhe pede
  • Senta-se perto de um adulto para partilhar um livro de imagens, durante 5 minutos
  • Diz "por favor" ou "obrigada" quando se lhe chama a atenção
  • Procura ajudar os pais nas tarefas domésticas tomando parte delas ( segurar na pá do lixo, etc...)
  • Actua em resposta a palavras de acção
  • Faz uma escolha quando se lhe pede
  • Responde adequadamente ao uso de adjectivos comuns ( cansado, contente, frio...)
  • Imita sequências de brincadeiras ( tomar conta da boneca, etc...)
  • A pedido coloca objectos " dentro de", "debaixo de ", "em cima de"
  • Usa alguns adjectivos comuns ( quente, grande, etc...)
  • Descreve acções em imagens
  • Responde à pergunta " o que está a _______ a fazer?" descrevendo actividades simples
  • Combina substântivos e / ou adjectivos em frases de duas palavras ( bolo cadeira ou bola grande)
  • Combina verbo e nome em frases de duas palavras ( beber leite, comer pão, lavar mãos)
  • Combina o próprio nome e verbo em frases de duas palavras ( bébé cai)
  • Mima acções e repete a palavra final de cada frase de uma canção familiar
  • Emprega uma palavra quando precisa de ir à casa de banho
  • Combina verbo ou nome com "aqui" e "ali" em frases de duas palavras (cadeira aqui)
  • Combina duas palavras para expressar posse/ carro papá
  • Aponta ou nomeia pormenores nas imagens
  • Actua em resposta a pistas verbais durante uma brincadeira de faz de conta ( o urso tem fome)
  • Selecciona um objecto decsrito pela sua função/ copo etc...
  • Responde a perguntas com ingterrogativa "onde?"
  • Aponta ou nomeia objectos ou animais pelo som que produzem
  • Combina substântivos, verbos e adjectivos em frases de três palavras ( carro grande papá)
  • Ao falar refere-se a si próprio pelo seu nome
  • Aponta a imagem de um objecto comum descrito pelo uso
  • Ouve histórias simples (horas de ir para a cama)
  • Indica a idade com os dedos
  • Diz o sexo quando se lhe pergunta
  • Obedece a uma série de duas ordens relacionadas
  • Utiliza a forma verbal "está a " ( está a comer)
  • Fala enquanto brinca ao faz de conta, com o adulto
  • Conheçe as personagens famíliares da TV e nomeia-as
  • Brinca a vestir roupas de adultos
  • Emprega a forma verbal do pluras ( livro-livros)
  • Emprega consistentemente algumas formas de verbos irregulares, no passado ( foi, fez, estava)
  • Fala àcerca de imagens complexas ( acontecimentos na rua, na escola,etc...)
    Pergunta " O que é isto, aquilo"?
  • Controla o volume da voz em 90% das vezes
  • Emprega "este" "esta" e/ou "aquele" "aquela" ao falar
  • Emprega "Está" em frases simples ( ex: a bola está aqui)
  • Diz "eu" "mim" "meu" em vez do seu próprio nome
  • Diz "não"
  • Responde a perguntas "quem é" dando um nome
  • Indica posse usando " do/da" quando se lhe pergunta "de quem é?"
  • Emprega os artigos "o/a, um/uma"
  • Emprega alguns nomes de classes (brinquedos/ animais)
  • Usa os verbos "ser/estar e ter", no presente com alguma consistência
  • Participa em brincadeiras produzindo padrões ritmicos simples (bater palmas, bater com os pés)



Socialização



  • Obedece aos pais 50% das vezes
  • É capaz de trazer ou levar um objecto ou ir chamar uma pessoa a outro quarto, quando se lhe pede
  • Senta-se perto de um adulto para partilhar um livro de imagens, durante 5 minutos
  • Diz "por favor" quando se lhe chama a atenção
  • Procura ajudar os pais nas tarefas domésticas tomando parte nelas
  • Brinca vestindo roupas de adultos
  • Faz uma escolha quando se lhe pede
  • É capaz de compreender e exprimir sentimentos diferentes, verbalizando o seu amor a sua zanga, a sua tristeza e a sua alegria


Autonomia


  • Come sózinho usando a colher e o copo (entornando um pouco)
  • Tira a toalha das mãos do adulto e seca as mãos e a cara
  • Chupa líquidos de um copo ou de uma caneca utilizando uma palhinha
  • Espeta a comida com o garfo
  • Só matiga e engole o que é de comer
  • Quando se lhe dá uma toalha seca as mãos sem ajuda
  • Pede para ir à casa de banho mesmo que seja tarde demais
  • Controla a baba
  • Quando sentado no bacio faz xixi e cócó, pelo menos 3 vezes por dia
  • Calça os sapatos
  • Lava os dentes imitando o adulto
  • Despe roupa simples já desabotoada
  • Faz cócó na casa de banho, só tem um acidente por semana
  • Usa a torneira sózinho ( em cima de um banco)
  • Lava as mãos e a cara com sabonete se o adulto regular a torneira
  • Durante o dia pede " a tempo" para ir à casa de banho
  • Pendura o casaco num cabide colocado à sua altura
  • Não se molha durante a sesta
  • Evita acidentes com esquinas de móveis, escadas sem protecção
  • Usa um guardanapo quando lhe lembram
  • Espeta a comida com o garfo
  • Deita água de um jarro pequeno (1/4l) para um copo, sem ajuda
  • Desaperta molas de roupa
  • No banho lava sózinho braços e pernas
  • Calça as meias
  • Veste o casaco a camisola e a camisa
  • Sabe qual é a frente da roupa



Cognição


  • A pedido, encontra um livro específico
  • Coloca três peças geométricas num tabuleiro de encaixe
  • Nomeia 4 imagens comuns
  • Desenha uma linha vertical por imitação
  • Desenha um linha horizontal por imitação
  • Copia um circulo
  • Junta materiais com texturas iguais
  • A pedido, aponta para o "grande" e o "pequeno"
  • Desenha uma cruz por imitação
  • Emparelha três cores
  • A pedido, coloca objectos " dentro de", "debaixo de", "em cima de"
  • Identifica objectos ou animais pelo som que eles produzem
  • Monta quatro partes de um brinquedo de encaixes
  • Descreve acções em imagens
  • Junta formas geométricas ás imagens que as representam
  • Empilha por ordem, pelo menos, cinco argolas de uma pirâmide de argolas

1 comentário:

  1. Ridiculo esperar uma crianca fazer tudo isso com apenas 2 aninhos!!!

    ResponderEliminar