BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

Desenvolvimento 0-1 ano

É a pensar especialmente nas mãmãs de primeira viagem, que deixo aqui, os comportamentos esperados da criança em cada idade até aos 5 anos, a nível de Desenvolvimento Motor, Socialização Autonomia, Cognição e Linguagem A informação é do Portage.



Desenvolvimento Motor
 
 
  • Tenta alcançar um objecto 5 a 22 cms à sua frente.
  • Apanha um objecto suspenso 8 cms à sua frente.
  • Alcança um objecto que está diante dela e agarra-o.
  • Alcança um objecto preferido.
  • Leva um objecto à boca.
  • Ergue a cabeça e o peito apoiando-se nos braços quando deitado de barriga para baixo.
  • Mantem a cabeça e o peito erectos apoiada sobre os braços.
  • Explora objectos com a boca.
  • Deitado de barriga para baixo, volta-se de lado, mantendo a posição em 50% das vezes.
  • Quando está de barriga para baixo, volta-se ficando deitado de costas.
  • Move-se para a frente, numa distãncia igual ao comprimento do seu corpo, quando deitada de barriga para baixo.
  • Deitado de costas, rola para o lado
  • Deitada de costas, volta-se sobre a barriga.
  • Faz força para se sentar quando agarra os dedos dos adultos.
  • Vira a cabeça livremente quando o corpo está apoiado.
  • Mantem-se sentado durante dois minutos.
  • Larga deliberadamente um objecto para agarrar outro.
  • Apanha e deixa cair objectos prepositadamente.
  • Mantém-se de pé com o máximo apoio.
  • Na posição de pé, saltita para baixo e para cima quando apoiado.
  • Gatinha numa distância igual ao comprimento do seu corpo para obter um objecto.
  • Mantém-se sentado apoiando-se nas mãos.
  • Muda da posição de sentado para a posição de gatinhar apoiado nas mãos e nos joelhos
  • Move-se da posição de deitado de barriga para baixo para a posição de sentado.
  • Sentar-se sem se apoiar nas mãos.
  • Atira objectos ao acaso.
  • Balança-se para a frente e para trás na posição de gatinhar.
  • Passa um objecto de uma mão para a outra quando está sentado
  • Segura numa só mão dois cubos de 2,5 cms
  • Põe-se de joelhos.
  • Põe-se de pé apoiando-se em alguma coisa.
  • Usa o polegar e o indicador como pinça para agarrar um objecto.
  • Gatinha
  • Estende a mão tentando alcançar algo, quando está na posição de gatinhar.
  • Mantém-se de pé com o mínimo de apoio.
  • Lambe a comida em redor da boca.
  • Mantém-se de pé sem ajuda durante 1 minuto.
  • Despacha objectos de um recipiente
  • Vira várias páginas de um livro de cada vez.
  • Apanha com colher ou pá.
  • Coloca objectos pequenos dentro de um recipiente.
  • Senta-se quando está de pé.
  • Bate palmas.
  • Anda com o mínimo de apoio.
  • Dá alguns passos sem apoio.
  •  
 
 
Socialização
 
 
  • Observa uma pessoa que se desloca do seu campo de visão.
  • Sorri em resposta à atenção do adulto.
  • Vocaliza em resposta à atenção de outra pessoa.
  • Olha para as suas mãos, sorri e vocaliza frequentemente.
  • Reage quando está no circulo familiarsorrindo, vocalizando ou deixando de chorar.
  • Sorri em resposta às expressões faciais dos outros
  • Sorri e vocaliza ao ver a sua imagem no espelho.
  • Dá palmadinhas na cara do adulto, ou puxa-lhe o cabelo, o nariz, os óculos, etc...
  • Estende a mão para agarrar um objecto que lhe é oferecido.
  • Estende os braço a pessoas conhecidas.
  • Estende a mão e bate levemente na sua imagem ao espelho.
  • Agarra e observa um objecto que lhe é dado, pelo menos durante 1 minuto.
  • Aperta ou sacode um objecto que se lhe põe na mão produzindo sons involuntários.
  • Brinca só durante 10 minutos.
  • Procura com frequência o contacto visual nos 2-3 minutos em que se está a cuidar dele.
  • Brinca só e contente, durante 15 a 20 minutos, próximo do adulto que está ocupado.
  • Vocaliza para chamar a atenção.
  • Imita a brincadeira do "cu-cu".
  • Bate palminhas imitando o adulto.
  • Diz adeus acenando com a mão, imitando o adulto.
  • Faz o gesto de "tão grande", imitando o adulto.
  • Dá um brinquedo, um objecto ou um pedaço de comida ao adulto, mas, nem sempre o larga.
  • Abraça faz festinhas e beija as pessoas conhecidas.
  • Responde quando se chama pelo seu nome, olhando e estendendo os braços para que lhe peguem.
  • Por imitação, aperta ou sacode um brinquedo para produzir som.
  • Manipula um brinquedo ou objecto.
  • Estende o boneco ou outro objecto ao adulto e dá-lho
  • Quando brinca imita o movimento de outra criança.



Autonomia


  • Chupa e engole líquidos
  • Come alimentos líquidos, por ex: papa de cereias
  • Estende as mãos para o biberão.
  • Come comida passada dada pelos pais
  • Segura o biberão sózinho enquanto bebe
  • Manipula o biberão levando-o à boca ou afastando-o
  • Come comida esmagada dada pelos pais
  •  Bebe por uma caneca segura pelos pais
  • Come alimentos semi-sólidos dados pelos pais
  • Come sózinho com as mãos
  • Bebe por um copo que segura com ambas as mãos
  • Com ajuda leva uma colher cheia à boca
  • Quando o vestem, ajuda, levantando os braços e as pernas
 
 
Cognição
 
 
 
  • Tira da cara um pano que lhe tapa a visão
  • Procura com os olhos um objecto que lhe foi retirado do seu campo de visão
  • Retira objectos metendo a mão num recipiente aberto
  • Coloca objectos num recipiente, por imitação
  • A pedido verbal, coloca objectos num recipiente.
  • Sacode um brinquedo que está pendurado e produz som
  • Coloca três objectos dentro de um recipiente, esvaziando-o a seguir
  • Passa um objecto de uma mão para a outra, a fim de agarrar um segundo objecto
  • Deixa cair e apanha objectos
  • Encontra um objecto escondido debaixo de um recipiente
  • Empurra três cubos alinhados de forma a imitar um comboio
  • Retira um circúlo de uma prancha de encaixes
  • A pedido, insereuma cavilha redonda de um tabuleiro perfurado
  • A pedido, imita gestos simples
 
 
 
Linguagem
 
 
 
  • Estimulação auditiva geral : cantar e falar com o bébé
  • Estimulação auditiva geral: usar brinquedos sonoros
  • Reage ao som movimentando o corpo ou olhando na direcção da fonte sonora
  • Olha para a pessoa que fala ou faz movimentos tentando atrair a atenção
  • Reage à voz do adulto parando de chorar ou movimentando o corpo
  • Chora de modo diferente consoante aquilo que o incomoda
  • Sorri em resposta à atenção do adulto
  • Segue um som virando a cabeça
  • Tenta localizar um som virando a cabeça na sua direcção
  • Galreja quando está contente
  • Repete os seus próprios sons ( em resposta á voz do adulto)
  • Ri
  • Vocaliza em resposta à atenção de outra pessoa
  • Olha para as próprias mãos, sorri e vocaliza frequentemente
  • Repete os próprios sons quando os outros os repetem
  • Balbucia
  • Sorri em resposta às expressões faciais dos outros
  • Sorri e vocaliza ao vêr a sua imagem no espelho
  • Estende os braços a pessoas conhecidas
  • Vocaliza para chamar a atenção
  • Faz 4 ou mais sons diferentes
  • Reage à musica vocalizando
  • Segue uma conversa olhando para as pessoas que falam
  • Executa uma ordem simples quando acompannhada do gesto
  • Quando se lhe diz " não " interrompe momentaneamente o que está a fazer 75% das vezes
  • Olha para um objecto familiar quando nomeado
  • Responde quando se chama pelo seu nome, olhando e estendendo os braços para que lhe peguem
  • Responde a perguntas simples com uma resposta "não" oral
  • Imita os padrões de entoação dos outros
  • Emprega uma só palavra com significado para nomear objectos ou pessoas
  • Vocaliza em resposta a outra pessoa que fala
  •  

1 comentário:

  1. Olá, meu nome é Leticia. Eu e minha amiga Isabella estamos fazendo um TCC, cujo tema é o Autismo. Gostaríamos de saber se pode nos ajudar a descrever o dia-a-dia e todas as conquistas e dificuldades de uma pessoa autista. Aguardo o retorno, obrigada.
    leticiaarrudaa@gmail.com

    ResponderEliminar