BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 4 de março de 2013

Uso de câmeras em salas de aulas de meninos com PEA

Todas as crianças precisam de proteção, mas, umas mais que outras! É o caso de crianças com necessidades educativas especiais.
A escola deve ser um lugar que ofereçe segurança, mas nem sempre o é. Muitas crianças com PEA têm dificuldades de comunicação, muitas são mesmo não verbais e creio ser um medo geral de todos os pais, que o seu filho não esteja a ser tratado convenientemente, podendo sofrer mesmo de abusos físicos, verbais ou até sexuais. Eu tenho muito medo, sempre, mas o meu medo não me serve de muito. A única coisa que posso fazer é ser hiper-vigilante e estar sempre atenta aos mínimos sinais.
Alguns chamariam falta de confiança na escola, eu digo que não, eu digo que é ser prevenida.
Mas, o que faria uma melhor prevenção, seria mesmo o uso de câmeras de vigilância nas salas de aula e na escola em geral.
Em Portugal, é uma situação que ainda não é discutida, mas, noutros paises a discussão já não é nova.
Nos Estados Unidos da América, existe até um movimento que pede a implementação das câmeras de vigilância. Esse grupo, constituido maioritáriamente por pais de crianças que já foram vítimas de abusos, desdobra-se em petições, videos, páginas de Facebook e até cartas para o presidente Obama.
Na curta pesquisa que fiz, fiquei arrepiada com a quantidade de abusos que existe, e o número de abusos não pára de subir todos os anos.
As nossas crianças são as mais vulneráveis, pelo que defendo ,veementemente, esta medida em Portugal.
É uma medida que divide opiniões. Muitos professores são contra, porque acreditam, que esta é uma forma de fiscalizar o seu trabalho, mas o que eu penso é que se for um bom professor não tem que temer, " quem não deve não teme " já diz o ditado.
Os pais ficariam muito mais descansados, e não ficariam a rezar a todos os santinhos para que tudo corra bem com os filhos.
O uso de câmeras pode inibir, mesmo, alguns comportamentos, evita o bullyng. Até pode ter outros usos, toda a gente sabe que os filhos frente aos pais têm comportamentos que não têm quando estes não estão presentes, assim conseguiria-se monitorizar melhor os comportamentos. Além de tudo isto, muitas vezes as crianças com autismo, têm alterações de comportamento e é frustrante para os pais tentar explicar ao médico comportamentos aos quais não assistiu, baseando-se para isso apenas na palavra dos professores.
Para mim, se neste momento já houvesse câmeras na escola já me ajudava, a Bruna de vez em quando agarra-se de repente a nós com muita força, fica a tremer e com ar assustado isso aconteçe tanto na escola como em casa. Se a escola tivesse câmeras eu leváva as filmagens à médica e era uma ajuda preciosa, assim apenas temos suspeitas que seja da epilepsia que pensávamos já ter controlado.
Enfim... como Portugal anda sempre atrasado, daqui a 20 anos pode ser que já hajam câmeras nas escolas, até lá, contínuo a rezar...

6 comentários:

  1. É um tema muito polémico!
    Mas há casos em que se justificava.
    E poderia ser um ferramenta, nomeadamente para uso médico de estudo de comportamentos.
    Também passamos a vida a ser vigiados e isso até nos dá alguma segurança, saber que há vigilância.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em que casos há justificativa?

      as câmeras de vigilância dão apenas a falsa sensação de segurança,atualmente existem casos de pessoas que roubam câmeras de vigilância,como que uma coisa que não dá segurança nem para si próprio pode dar aos outros?

      Eliminar
  2. Sou tutora de um menininho autista de seis anos e um dia fiquei pensando sobre isso, vendo ele indefeso ao meu lado: fizesse eu o que fizesse, o pobrezinho não poderia contar aos pais, mesmo que compreendesse que estaria sofrendo maus tratos porque não é verbal. ainda bem que ele está comigo que o amo como a um filho. que deus proteja esses inocentes que não tem malícia das pessoas más.

    ResponderEliminar
  3. mais uma vez,as câmeras de vigilância sendo usada como uma forma paliativa

    as câmeras de vigilância nunca previniram nada

    não é porque a pessoa é um bom professor que ele não tem nada que temer,eu vou dar um exemplo,um professor trabalha numa escola e descobre que a escola vai demitir professores,nesse caso,ele não deve pois trabalha,mas teme ser despedido

    quem não deve não teme

    esse ditado é facilmente desmacarado facilmente

    temer não tem nada a ver com culpa,mas sim com potências ameaças aos seus direitos

    eu vou dar um exemplo,uma pessoa está querendo atravessar de um lado para o outro da rua,ela está no semáforo parada e ele fica vermelho,ai ela ver o carro indo na direção dele e o carro ainda não parou,ai a pessoa espera o carro parar para atravessar,nesse caso a pessoa não deve,mas teme que o carro desrespeite o sinal e machuque ela

    se alguém ainda acredita nesse ditado,prove que quem não deve não teme

    as câmeras de vigilância nunca inibiram ninguém,nunca houve nenhum caso que uma pessoa parou de fazer algo por causa que no lugar havia uma câmera de vigilância


    "toda a gente sabe que os filhos frente aos pais têm comportamentos que não têm quando estes não estão presentes"

    isso não é só criança,mas todo mundo,o comportamento das pessoas variam dependendo aonde estão e perto de quem estão

    eu queria que fosse proibido a instalação de câmeras de vigilância em qualquer lugar,pois elas invadem a privacidade das pessoas

    ResponderEliminar
  4. eu acho que quem escreveu esse texto é muito inocente,se esquece que as imagens das câmeras de vigilância também podem ser usadas para o mal e mesmo que as pessoas que tem acesso a essas informações sejam todas boas,não existe sistema 100% seguro,no momento que a sua imagem é capturada de você por essas câmeras de vigilância,você perde o controle sobre ela

    ResponderEliminar
  5. isso pode gerar na criança uma coisa,de só fazer as coisas certas no lugar aonde tem câmeras de vigilância,com medo de uma punição e no lugar aonde não tem ela poderia fazer várias coisas de errado

    ResponderEliminar