BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

segunda-feira, 18 de março de 2013

"O Muro"


Hoje ao ler um artigo de opinião do "Folha de São Paulo" sobre autismo, tomei conhecimento de um documentário criticando a falta de assisténcia a crianças autistas em França.
Esse documentário, fruto do trabalho de 4 anos de Sophie Robert, foi proibido no pais. Isto porque, três psicanalistas entrevistados processáram Sophie Robert, alegavam que as suas falas tinham sido deturpadas e diziam ter feito papel de idiotas. Ganharam o caso, mas, a arguida recorreu e aguarda-se  nova sentença.
Com várias declarações ignorantes, este é um documentário sobre a realidade dos autistas em França. É no fundo, um conjunto de entrevistas a psicanalistas que embora digam entender autistas, não pareçem saber minimamente conviver com eles. A psicanálise é ainda utilizada em França por cerca de 80% dos profissionais e defende a teoria das Mães frigorífico ,que eu já aqui falei no blog.
"O Muro"  dá conta ainda do caso de duas crianças tratadas de formas diferentes e com resultados diferentes, uma é uma criança verbal e perfeitamente normal, devidamente integrado na escola, a outra de 14 anos é não verbal, esteve institucionalizado ainda em pequeno e não é totalmente independente.Um tratado com psicanálise e o outro com o método ABA os resultados estão à vista.
Não gostei de assistir ao documentário, não porque estivesse mal feito mas, porque são ditas coisas incrivélmente estupidas! Mas deixo-lhe aqui o link. Assista e espante-se...

Sem comentários:

Enviar um comentário