BananinhaAzul porque um dia perguntei a cor de uma banana á minha filha e ela respondeu azul. Embora também pudesse ter este nome porque a cor azul é repetidamente relacionada com Autismo.
Com este blog passo a fazer uma das coisas que mais gosto de fazer que é escrever e escrevo sobre uma temática em que realmente tenho alguma coisa para dizer... Goste!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Com a moral lá em cima

Hoje andei a mexer numa gaveta e encontrei no fundo dela, uns mapas de comportamentos da Bruna, relativos ao ano léctivo de 2009/2010.
Estes mapas funcionávam da seguinte forma: mencionávam determinados comportamentos, como é o caso de, puxões de cabelos, tentar morder, morder, beliscar, também, chegou calma ou chegou
excitada, ficou agitada, fez xi-xi/ cocó nas cuecas, entre outros comportamentos e quando estes ocorriam a professora marcava com um X o comportamento em determanido dia. Assim conseguiamos observar melhorias de comportamento ou o contrário.
Bom relativamente ao mês de Abril, Maio e Junho de 2010 os comportamentos foram terriveis com ela a ser constantemente agressiva.
Mas, posso dizer que felizmente estes comportamentos já pertencem ao passado, e felizmente encontrei estes papeis, porque às vezes preciso de algo que me faça lembrar de como as coisas já foram piores, de forma a dar o devido valor ao que tenho agora.
É verdade que foi preciso muito trabalho, empenho e dedicação da minha parte mas também é verdade que nada se consegue sem trabalho, e pelos nossos filhos fazemos tudo!
E as diferenças no comportamento foram conseguidas em apenas 3 anos, fiquei a pensar o que conseguiremos alcançar de futuro.
Lembrei-me daquela notícia de Janeiro deste ano, que diz que algumas crianças com diagnóstico de autismo em pequenas veem desaparecer completamente os sintomas quando crescem.
O estudo foi feito nos Estados Unidos com 34 jovens, dos 18 a 21 anos que tinham sido diagnosticados em tenra idade e que com o passar do tempo tinham uma vida completamente normal. Estes jovens, já não apresentavam problemas de expressão, comunicação ou socialização.
Muitas vezes penso que se a Bruna fala-se correctamente seria tudo diferente. Ainda no outro dia, na piscina andava lá uma miuda a brincar na água e a Bruna só queria ir para perto dela, só que chegava ao pé da miuda e não dizia nada, pareçe que é um bom começo para a socialização.
O que eu quero dizer com isto tudo é que, era muito bom, que os comportamentos da Bruna melhorassem de forma a ela levar uma vida "normal".
De qualquer forma as melhoras que têm vindo a aconteçer são ótimas!
Se quiser um conselho, de como bem observar a melhoria de comportamentos, compre uma câmera e filme o seu filho, vai ver que daqui a algum tempo, quando for vêr as filmagens, já nota melhorias e  vai ficar moralizado. Como eu fiquei.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário